Investigadores: Jonas Mahumane, Francesco Vacchiano, Roberto Beneduce, Paulo Granjo, Danúbio Lihahe, Francesca Cancelliere e Simona Taliani
Financiador (s): FIAM
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Centro Fratz Fanon, Universidade de Turim
Período: 2016 – 2018
Abstract do projecto: O projecto prevê um trabalho de colaboração de três anos com as unidades de Saúde Mental (Maputo). O projecto é uma investigação-acção sobre as potencialidades da integração entre psiquiatria e os diferentes saberes terapêuticos locais, dando atenção às etiologias locais e ao significado de tais etiologias na construção de sentido para a experiência vivenciada pelos pacientes e pelas suas famílias.
A proposta parte de uma experiência etnográfica na cidade de Maputo, levada a cabo por membros da equipa proponente do projecto, durante a qual se observou a existência de formas espontâneas de complementaridade terapêutica, desenvolvidas de forma autónoma pelos pacientes e as suas famílias segundo hábitos locais de procura de tratamento. Como evidenciado nos principais documentos da Organização Mundial da Saúde e conforme o que já foi experimentado em experiências análogas (em contextos locais ou migratórios), a integração construtiva entre modelos melhora a eficácia terapêutica e a abrangência da cura em sentido geral.
Saúde Mental, biomedicina, medicina tradicional, tinyanga e terapia local.