Aldeia de Namanje, posto administrativo de Mahate, distrito de Quissanga
Residência de Maulana More-More, 93 anos de idade (em 2013)
Durante a sua juventude, Maulana More-More viveu e trabalhou na casa dos herdeiros de Abdallah Muhammad b. Shea, um dos últimos membros da dinastia dos Boana Shaki que governou o Sheicado de Quissanga durante todo o século XIX e início do século XX.
A foto reporta o momento em que Maulana More-More partilha uma das cópias de nasaba (história) de Quissanga e discute os contextos da sua produção deste tipo de documentos, difusão e preservação, com Chapane Mutiua, investigador do Centro de Estudos Africanos, no âmbito do projecto de pesquisa sobre “Literacia Islâmica, formação de classes e contributos no estabelecimento da administração colonial portuguese no norte de Moçambique”, que culminou com a produção da dissertação de mestrado concluída na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), na República da África do Sul.

Centro de Acomodação de IDPs 25 de Junho no distrito de Metuge, província de Cabo Delgado. Foto tirada durante a pesquisa piloto no âmbito do projecto “Historicidades, Identidades, religiosidades e conflictos no Norte de Moçambique”. Na foto, um dos entrevistados, deslocado da vila sede de Quissanga, mostra a sua produção no âmbito da procura de auto sustentabilidade alimentar. Foto tirada por Chapane Mutiua.